Twitter de Chávez ultrapassa 80 mil seguidores no 1º dia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez resolveu medir sua popularidade no Twitter, e claro, ter mais uma plataforma para a guerrilha comunicacional, como diz a TV oficial. “Vou-me para o Brasil”, postou ele, na estreia, pouco após a 0h de ontem. Até as 23h30, eram mais de 80 mil seguidores e avançava à razão de mais de mil novos por hora.

A ofensiva do venezuelano na rede não é à toa: no país, 30% usam a internet, e 70% deles estão no Facebook. Não desprezíveis 4% são twitteiros, plataforma dominada pela oposição. Sem falar na paixão local pelos celulares inteligentes: 7% dos que tem celular tem um, 3,5 mais que a média da região.

Os dados são da consultoria venezuela Tendencias Digitais, que pesquisou 28 mil pessoas em 17 países em 2009. Seu diretor, Carlos Jimenez, oferece outra hipótese para a atração de Chávez pela rede: “Ao contrário do que se pensa, 67% dos usuários de internet na Venezuela são das classes C e D”, disse.

O presidente – o mais midiático da América Latina – teve altos e baixos na relação com a rede. Em 2000, decretou que a internet era prioridade nacional e abriu 600 telecentros pelo país.

No começo do ano, disse que a rede não podia ser livre e peitou a mascote do Twitter: “Mexeste comigo, passarinho”.

Por enquanto, o passarinho fala mais a língua antichavista. Se nos EUA, por exemplo, os mais seguidos são artistas, o Twitter na Venezuela é notadamente político. E a TV oposicionista Globovisión, que faz sistemática campanha contra Chávez, é a campeã nacional: tem 216 mil.

Fonte: Jornal do Comercio (PE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: