Como entrar em 2010 com o pé direito nas mídias sociais?

Boa parte das empresas voltaram seus olhos para as redes sociais ao longo de 2009. Porém, de que forma foi e está sendo feito esse trabalho? Confira os passos básicos para utilizar as mídias sociais corretamente.

Não há dúvidas que boa parte das empresas que já investiam em comunicação, voltaram seus olhos para as redes sociais ao longo do último ano. Porém, de que forma foi e está sendo feito esse trabalho? Quais estratégias foram adotadas pelas companhias? Quais são os principais erros e acertos? É eficaz usar as mesmas técnicas da comunicação tradicional (emissor – mensagem – receptor) nesses veículos? Afinal, como fidelizar clientes através do Twitter? A máxima ‘falem bem ou falem mal, mas falem de mim’ também funciona nesses canais?

Segundo Diego Monteiro, consultor de mídias sociais da Direct Labs, essas e outras questões reafirmam a posição de que 2010 será o ano da maturidade das empresas em relação aos canais sociais. “O que vimos até agora representou um importante passo, ou seja, muitas empresas já estão investindo na interação através das redes. Por outro lado, acredito que no próximo ano haverá uma profissionalização e uma preocupação maior com a forma de abordagem do público e das necessidades específicas desse formato de comunicação”.

Para o especialista, muitas empresas ainda se arriscam na rede. “Algumas companhias, no impulso de aderir aos canais que todo mundo estava falando e elogiando, cometeram grandes erros. A rede social é diferente da web convencional e todo trabalho realizado lá precisa ser pensado e personalizado”, explica Monteiro.

A Direct Labs definiu as principais orientações para as empresas que querem começar 2010 com o pé direito nas redes sociais:

– Comece monitorando sua marca: O primeiro passo, e também o mais fácil, é a criação de um monitoramento simples para entender o que estão falando sobre você, sua marca e/ou produtos nas mídias sociais. Essa estratégia pode trazer informações imprescindíveis para você entender qual é o status da sua marca na web. A partir daí, você pode pensar em ações adequadas para atuar nas mídias sociais.

– Defina sua equipe: É muito importante definir quem da sua equipe atuará no trabalho com as mídias sociais. Em geral, esse trabalho é destinado aos profissionais de marketing e comunicação que entendam muito bem do seu negócio, que tenham disponibilidade para falar pela empresa, sejam usuários das principais redes sociais e estejam sempre conectados (respostas rápidas são um grande diferencial para o usuário).

– Defina sua linha de comunicação: É preciso tomar cuidado na estratégia que você vai usar para interagir nas mídias sociais. Por isso, a melhor dica é seguir um padrão. Definir uma linguagem (formal ou informal) para ser usada sempre, o público alvo, a abordagem ideal (adotando uma comunicação mais pessoal ou institucional), a periodicidade de seus posts (no blog corporativo, no Twitter, no Slideshare ou qualquer outra mídia social) e um tempo máximo para responder às interações dos usuários. A linha de comunicação também define as ações que serão tomadas em casos de crises e a postura tomada diante de críticas. Em ambos os casos, transparência é essencial.

– Crie seus canais sociais (Twitter, Blog, Youtube, Flickr, etc.) Muitas empresas tomam esse passo muito antes do que deveriam. O conceito base aqui é “estar presente onde seus clientes estão”. Se os usuários gastam a maior parte de seu tempo visitando canais sociais, estar presente nesses locais é essencial. Um detalhe importante é que tais canais devem ser criados seguindo uma premissa: você realmente estará presente diariamente neles, atualizando e se relacionando. Canais sociais deixados de lado definitivamente não são bem vistos pelos usuários, assim como interações não respondidas.

– Relacione-se, interaja: O mais importante quando você  insere sua empresa/marca nas mídias sociais é  interagir com o usuário. Isso é essencial para que ele se sinta ouvido e para que entenda o quanto a opinião dele é importante para você. Todo o tipo de interação relevante do usuário deve ser respondida o mais rápido possível. Dê atenção especial para seus usuários mais ativos: os evangelizadores e destruidores de sua marca.

– Produza conteúdo: Nesse estágio, você já tem uma equipe,  uma linha de comunicação, canais socias e já se relaciona com alguns usuários. Gerar conteúdo é um passo importante para estreitar a relação com essas pessoas, gerar valor, manter todos informados de novidades e mostrar que a empresa é viva, dinâmica e atualizada. Muitas empresas já geram muito conteúdo, mas deixam restrito ao site institucional, newsletters ou campanhas específicas. Um trabalho de Spreading (replicar o conteúdo em seus canais sociais) é muito importante para, mais uma vez, estar onde o usuário está. Não dá para esperar que o usuário visite o seu site. Nessa etapa é muito importante seguir as definições da linha de comunicação adotada. Em alguns casos é necessário voltar e refazer esse trabalho.

–  Fique de olho no mercado e concorrentes: É possível também encontrar diversas oportunidades explorando seu mercado nas mídias sociais. Uma boa maneira de fazer isso é monitorar comentários sobre palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. Trabalhar com esses dados e se relacionar com os usuários  pode render pesquisas valiosas e uma nova fonte de identificação de possíveis clientes. Também é sempre bom observar como está a imagem de seus concorrentes nas mídias. Acompanhar as ações deles se torna muito importante como benchmark e análise do mercado.

Fonte: Meta Análise

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