Terra contrata editora de mídia social para América Latina

Pesquisadora Ana Brambilla será responsável por traçar estratégia para reaproveitar conteúdo do portal em redes sociais e serviços online.

O Terra contratou no final de novembro sua primeira editora de mídias sociais, que trabalhará com diferentes departamentos do portal na América Latina para aumentar a visibilidade do seu conteúdo em redes sociais e serviços online.

Ana Brambilla ocupará a posição e terá como principal função orquestrar a estratégia de mídia social no dia a dia, segundo Antônio Prada, diretor de conteúdo para América Latina.

Além da redação, a jornalista e pesquisadora trabalhará também junto à equipe de produtos criada há dois anos para desenvolver ferramentas de interação.

“São dois os principais objetivos: reverberar da melhor forma possível o que Terra produz; e reverberar dentro do Terra tudo que mídias sociais estão criando e massificando “, afirma ele. S

egundo Prada, Brambilla “trabalhará de forma transversal em todos os produtos do Terra” e “terá papel de criar padrões de utilização da mídia social”, dando um exemplo: “o grande assunto do dia é a corrupção no Distrito Federal? Então como podemos, dentro da nossa cobertura, maximizar o uso das mídias sociais?”.

A experiência deverá resultar em padrões para melhor uso de redes sociais em coberturas online, que serão descritos dentro do manual de redação que o portal vem preparando, segundo Prada.

A equipe técnica de mídia social do portal foi responsável pela integração entre as notícias do portal com o Facebook Connect.

O Terra foi o primeiro portal brasileiro a anunciar a integração, durante a visita ao Brasil do fundador da rede social, Mark Zukerberg, em julho.

A Globo.com testou a ferramenta durante a transmissão ao vivo pela internet do Prêmio Multishow em agosto, enquanto o iG anunciou em setembro que comentários na rede social seriam reproduzidos nas transmissões de jogos ao vivo.

A criação do cargo tem relação também com três eventos de 2010. “Nossas grandes coberturas em 2010 – Olimpíadas de Inverno de Vancouver, Copa do Mundo e Eleições – terão novos e diferentes elementos de mídia social”, afirma.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) atrela a compra dos direitos de exibição dos Jogos Olímpicos pela internet à possibilidade de exibir também os Jogos Paraolímpicos e a Olimpíada de Inverno seguinte.

Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brambilla é mestre em comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul após analisar o site de jornalismo colaborativo OhMyNews e mantém o blog Libellus.

Fonte: IDGNow

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