Municípios investem em redes sociais para aproximar cidadão do poder público

Colaboração e engajamento são atitudes inerentes aos usuários das redes sociais em um ambiente de web 2.0. O município de Adamantina (SP) aproveitou ferramentas como Orkut, Twitter, Blog e YouTube e já colhe frutos dessa relação com os cidadãos conectados. A comunidade no site de relacionamento da Secretaria de Cultura já contabiliza mais de 6 mil participantes, o que corresponde a 20% da população de 33 mil habitantes.

“O maior fruto é a relação instantânea com os nossos colaboradores e o retorno que recebemos é a população fazendo parte do cotidiano do poder público. É um universo gigantesco a ser explorado. No entanto, ainda precisamos facilitar o acesso aos nossos moradores”, conta o secretário Acácio Rocha, em uma palestra na Expo Brasil Desenvolvimento Local.

Segundo Cláudio Guarniere, gestor da Rede Célula de Inovação do Município (Cim), do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, o diferencial não está na quantidade de usuários conquistados, mas na relação construída com eles. “Não é uma questão de mera mobilização. O cidadão vai contribuir para uma ação maior, porque ele vai estar engajando em algum movimento que ele acredita que trará benefícios para a comunidade. Além disso, nas redes sociais ele encontra uma relação de igual para igual com o poder público”.

Cerca de 75% das casas do município de Sud Mennucci (SP), com 8 mil habitantes, possuem internet banda larga sem fio. Entretanto, o prefeito Celso Franco vê dificuldades na inserção do município na web 2.0. “Fico incomodado porque meu município não tem uma rede social que possa abrir mais este canal com os moradores. Eu me encontro amarrado pela legislação para que não pareça propaganda política”.

O tema rede sociais foi tratado na Expo Brasil 2009, conferência sobre desenvolvimento local aberta na quarta-feira (25) em São Paulo e que prossegue até a sexta-feira (27).

Fonte: Agência Sebrae

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: