Salvador ganha primeira zona bluetooth em uma instituição de ensino no nordeste

Uma pesquisa realizada pela Motorola e Convergência Research acaba de mostrar que Salvador é a segunda cidade mais digital do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. Além disso, a capital baiana é a líder nacional em teledensidade, um indicador internacional usado pela Anatel para contabilizar o número de telefones celulares em serviço para cada grupo de 100 habitantes. Salvador tem um índice de 131,13%, o que significa 1,31 celular por habitante, seguido por Brasília com 128,01 e São Paulo, com 112,59.

Ser uma cidade digital significa utilizar em larga escala as tecnologias digitais para comunicação interpessoal, empresarial e com fins de serviços públicos. Uma prova dessa digitalização da cidade é dada pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), que acaba de lançar o Bluetooth News.

Com isso, a UNIJORGE se torna a primeira instituição privada de ensino a adotar a chamada zona bluetooth, ou seja, um espaço dentro do seu campus onde alunos, funcionários, professores e visitantes podem receber em seus aparelhos celulares notícias e informações úteis ao seu dia-a-dia.

“A proposta do Bluetooth News é criar mais um canal de comunicação entre a UNIJORGE e os seus alunos, professores e funcionários. É possível receber informações de diversos tipos como eventos, palestras, concursos, vagas de estágio, dicas culturais entre outros conteúdos. O diferencial é que este conteúdo vai direto para o celular daquele que adentra a zona bluetooth através de uma revista mobile fazendo com que a UNIJORGE se aproxime ainda mais desse público de forma direta e específica.”, afirma Macello Medeiros, professor da instituição e responsável pelo projeto.

Desde a última semana, banners e um projeto de sinalização alerta o público para a novidade no campus. O passo a passo é simples: basta ativar a conexão bluetooth do seu aparelho, esperar uma mensagem sobre o novo serviço, confirmar apertando “ok” e, em alguns casos, digitar a senha “1234” caso seja solicitado. A partir daí, é só salvar o arquivo na pasta “Aplicativos” do seu telefone e ler as mensagens recebidas.

As zonas de bluetooth já são uma realidade em todo o mundo e têm ampla utilização no campo da comunicação, da arte (arte digital) e dos negócios. Esses fenômenos contemporâneos, entre os quais podemos acrescentar os sistemas de GPS instalados em aparelhos móveis e o QRCode, funcionam como mídias locativas, ou seja, uma nova geração de ferramentas tecnológicas e informacionais onde a produção e circulação de conteúdos está diretamente ligada às paisagens urbanas, sem as amarras de fios e tomadas.

Fonte: Comunic.Ativa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: