Número de usuários do Facebook no Brasil dobra em cinco meses

Impulsionado por influência externa e tradução para o português, site atinge 5,3 milhões de brasileiros em setembro, aponta Ibope Nielsen Online.

O número de usuários do Facebook no Brasil quase dobrou em cinco meses, partindo de 2,7 milhões de brasileiros em maio para 5,3 milhões em setembro, segundo informações divulgadas pela consultoria Ibope Nielsen Online com exclusividade para o IDG Now!.

Maio foi o primeiro mês em que a medição do Ibope contemplou não apenas o uso de internet em ambiente doméstico, mas também dentro das empresas, o que fez com que a base de internautas ativos no Brasil crescesse 35% em comparação a abril. > O Facebook ameaça o Orkut no Brasil?

Ainda que não represente perigo à dominação do Orkut, que registrou 26 milhões de usuários em setembro, o Facebook foi a única rede social no Brasil a crescer em um mês em que as participações das duas rivais mais populares – além do Orkut, o Twitter atingiu 9,2 milhões de usuários – caíram.

Em agosto, o Orkut havia atingido 27,7 milhões de brasileiros, o que representa um declínio de 1,1 milhão de usuários únicos em um mês, enquanto cerca de 700 mil brasileiros deixaram de acessar o Twitter no mesmo período.

Para o analista de internet do Ibope Nielsen Online, José Calazans, a toada do Facebook no País tem relação tanto com o crescimento generalizado da rede social pelo planeta como com a tradução do serviço para o português, oficializada em dezembro.

A popularização do Facebook pelo mundo impulsiona seu crescimento no Brasil entre as classes A e B, influenciadas por convites feitos por contatos nos países onde a rede é ainda mais popular, enquanto a tradução para o português derruba a barreira da língua àqueles que não falam inglês, explica ele.

O Orkut passou por momento semelhante: após abril de 2005, quando o Google estreou a versão em português da rede social criada pelo Orkut Buyukkokten, o serviço começou a crescer em outros grupos que não o de entusiastas e profissionais do mercado de tecnologia, aumentando sua popularidade entre os brasileiros.

Simultaneamente ao crescimento, o Facebook aprofundou sua estratégia para tentar roubar usuários do Orkut, divulgando uma ferramenta que indica quais amigos já conectados no serviço do Google também estão presentes no serviço.

Os números do Ibope Nielsen Online referentes a setembro são ainda maiores que os divulgados pelo cofundador da rede, Mark Zuckerberg, em sua visita ao Brasil: no começo de agosto, o jovem executivo afirmou que cerca de 1,3 milhão de brasileiros estavam inscritos na rede social.

A métrica do Ibope confia na quantidade de brasileiros que acessaram páginas do Facebook. Como o Facebook é uma rede social de uso restrito a inscritos, ao contrário do MySpace, é seguro afirmar que o número tem relação direta com seu número de usuários brasileiros, afirma Calazans.

Em sua visita ao Brasil, Zuckerberg atrelou a abertura de uma operação local do Facebook à manutenção do ritmo de crescimento entre os brasileiros.

A primeira iniciativa oficial do Facebook no País foi o Desafio Facebook de Aplicativos Edição Brasil, cujo prazo para envio de aplicativos criados por brasileiros terminou nesta segunda-feira (19/10).

Fonte: IDGNow

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: